Em qualquer reunião de vendas, os vendedores podem esperar perguntas dos clientes. Você não pode pensar que os clientes simplesmente concordem com tudo o que você diz. Eles vão te desafiar ou tentar resolver suas dúvidas. Eles podem balançar a cabeça ou revirar os olhos. E você pode apostar que eles terão objeções, e todos sabemos que elas podem detonar o seu processo de vendas, mesmo se você fez um ótimo trabalho em todas as interações, mas acabou se perdendo ao responder a uma pergunta desafiadora.
Antecipar objeções permite que você resolva as preocupações antes que elas ocorram. Isso ajuda você a controlar o fluxo da reunião e diminuir a sua ansiedade pelo que pode vir a acontecer.
Se você sabe que será desafiado, aqui vão algumas dicas para antecipar as objeções:
- Objeções não são necessariamente ataques a você ou sua proposta
- As objeções geralmente são solicitações de mais informações
- Objeções são pistas para parar, refletir, reafirmar
- As objeções ajudam a avaliar o interesse e observar os alinhamentos
Se você mantiver a atenção do cliente, isso é uma conquista que pode te levar à vitória. Lembre-se de que a objeção número um de qualquer cliente é o preço. Quando essas objeções aparecerem, considere estas dicas:
- O preço depende do valor e da necessidade
- Desvie ou adie as discussões de preços até estabelecer valor
- As objeções de preço são uma oportunidade de demonstrar valor
Em uma reunião com vários tomadores de decisão, antecipar objeções pode gerar consenso. Por exemplo, considere quem está na chamada e os tipos de objeções que eles podem levantar.
O pessoal da tecnologia quer saber como sua solução se integra aos seus sistemas legados. É escalável? Os VPs e outros na gestão normalmente têm objeções de preço. Como sua solução economiza dinheiro a longo prazo? Os gerentes de departamento geralmente buscam soluções fáceis de usar. Eles se oporão a qualquer coisa complicada. Os vendedores cujas soluções e insights antecipam e respondem a essas objeções criam um consenso em torno da proposta de valor.
Antecipar objeções posiciona você como um parceiro proativo no atendimento das necessidades dos clientes e identificação de quais são as dores que o mesmo possui dentro do seu produto ou serviço. Coloque-se na posição do outro e lembre-se que quando os clientes levantam objeções, isso significa que eles estão ouvindo e considerando suas propostas. Ao responder adequadamente às objeções, os vendedores podem acelerar o processo de vendas e obter sucesso no fechamento da proposta.